Como lavar cortina

Saiba como lavar cada tipo de Cortina

Em um dos locais mais importantes da casa, a sala, manter limpas as cortinas é, além de uma questão de higiene e saúde, uma obrigação para manter aconchegante e agradável esse que é o cômodo quase sempre mais concorrido pelos moradores.

Confira então uma série de dicas de como manter sempre em dias suas cortinas da sala.

Cortinas de Algodão e Tergal podem ser colocadas na maquina de lavar, contanto que a água não passe de 60°C.

Cortinas de linho, xantungue, algodão puro e seda também podem ir para a máquina de lavar, mas essas só naquelas que têm algum tipo de lavagem especial (frágil etc.).

Cortinas de poliéster precisam ficar de molho na água fria por uns 40min., com a água sendo trocada três vezes nesse período (impedindo manchas). Importante também que depois disso ela não seque ao sol, já que pode estragar a cortina.

Cortinas de renda também podem ir para a máquina de lavar, mas dentro de um daqueles sacos de proteção (à venda em lojas especializadas), assim como o único produto que pode ser usado é mesmo o sabão em pó.

Cortinas de veludo ainda que pesadas e aparentemente complicadas, só podem ser limpas com uma escova de pano de camurça, que deve estar apenas umedecida com água morna. Diante de complicações, esse é um dos casos onde uma empresa especializada acaba valendo a pena.

Cortinas de voal também merece um cuidado especial, então é recomendável que só se use sabão de coco.

Cortinas Romanas só cabem ser limpas com um espanador mesmo, mais que isso, só alguma empresa especializada.

Blackouts de PVC já aceitam um pouco mais de “força”, com uma esponja e sabão neutro. Sem nem precisar tirar a cortina da parede.

Rolô precisam ser aspiradas (aspirador) com um bocal especial (aquele de escovinha), primeiro de um lado e depois do outro.

Painéis podem ser mais facilmente limpos com um pano úmido e detergente (neutro), o que facilita bem a vida.

 

-Não se esqueçam de, por se tratar, quase sempre, de um material que pode manchar, é importante que as cortinas de pano sequem sempre à sombra.

-E uma dica para as cortinas brancas é acrescentar sempre três colheres de bicarbonato de sódio na água em que ela vai ficar de molho, já que isso as deixa muito mais brancas.

-E mais importante de tudo, contrate um profissional de limpeza de cortinas sempre que você achar que sua cortina da sala pode ser difícil de desmontar o colocar de volta, já que isso pode ser perigoso e pode, não só estragar a cortina, como acabar machucando você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Facebook